História

 

undraw_true_friends_c-94-g.svg

 

1947

O Colégio de Albergaria iniciou a sua atividade no ano letivo de 1947/48 e teve o seu reconhecimento oficial a 13 de fevereiro de 1948 pelo alvará nº 950.

Os fundadores foram, na qualidade de proprietários, os Professores Afonso Henriques Pereira e Armando Manuel da Silva, sendo o primeiro Diretor Pedagógico o Padre Manuel Maria Valente Matos. As primeiras instalações situavam-se no centro de Albergaria, na Praça Dª Tereza, no edifício ainda hoje denominado Torreão e a sua lotação inicial foi de 88 alunos.

1951

No ano letivo 1951/52, cinco anos após a fundação, o Colégio conhece novos proprietários e Diretores. O Prof. Eduardo Nunes Marques, a Drª Ana Natália da Conceição Pereira e o Padre João Evangelista Nunes Marques assumem, respetivamente, a propriedade e a Direção Pedagógica.

Decorrido quase meio século, a Família Marques identificou a sua vida com este estabelecimento de ensino. O Prof. Eduardo Marques, falecido em julho de 1995, e a Drª Ana Natália Pereira falecida em fevereiro de 2011, são a referência desta instituição de ensino porquanto fizeram a simbiose perfeita entre a vida pessoal e a coletiva, transportando para o Colégio os valores essenciais à formação e educação da Juventude.

Só assim se compreende a serenidade desta escola através dos vários ciclos sociais, políticos e económicos, passados na última metade do século XX e inícios do nosso século.

1995

Os relevantes serviços prestados à Cultura e Educação comunitários tiveram reconhecimento público a 27 de Maio de 1995 com a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal.